3 passos para incentivar bons hábitos alimentares às crianças

Seu filho está crescendo e você se sente constantemente preocupada(o) com seus hábitos alimentares? Entendemos a sua preocupação. Vamos falar de 3 dicas para incentivar novos hábitos alimentares nas crianças.

 

 

1- Dê exemplo.
Não adianta tentar convencer uma criança de que não é bom tomar refrigerante se ela vir você fazendo isso. As crianças são um reflexo dos pais! E os pais e responsáveis são o maior modelo para elas. Evite comer bobagens na frente dos filhos.

 

2- Faça refeições em família.
Fazer refeições em família, além de ser saudável do ponto de vista alimentar, também é uma oportunidade única para estreitar os vínculos com os pequenos.

É importante que eles saibam que existe um horário específico para fazer a refeição. Isso evita que no futuro as crianças, e principalmente os adolescentes, queiram almoçar ou jantar em frente à televisão ou ao computador. Se possível, também evite usar o celular à mesa.

Quanto mais atenção você presta à comida na hroa de se alimentar, mais evidente se torna a percepção de saciedade.

 

3- Evite negociar alimentos como forma de recompensa.
Evite associar comida a recompensas ou a castigos. A batata frita não pode ser um prêmio por bom comportamento, por exemplo, assim como a salada não pode ser sinônimo de punição.

É preciso estimular uma relação saudável com os alimentos desde cedo. Caso contrário, corre-se o risco de o seu filho pegar “nojo” das verduras e legumes. Ou então se acostumar a querer comer alguma guloseima sempre que algo bom acontecer, ou que sentir que “merece” depois de um dia árduo. Se você deseja buscar ajuda para incentivar bons hábitos alimentares nas crianças, fale com a Clínicas Integradas!

 

Por Taynara Vicentino, Nutricionista da Clínicas Integradas (entre em contato)
CRN 8/11928

Contato

Entre em Contato Conosco

Informações de Contato

41 3147 9090

Nossas Redes Sociais