Vamos falar sobre o Setembro Amarelo? Para nós profissionais da psicologia, esse é um mês crucial por ser dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da valorização da vida.
Existem alguns fatores de risco e fatores protetores em relação à nossa saúde mental. Os fatores de risco incluem: transtornos mentais graves (ou um histórico familiar deles), doenças debilitantes, perdas recentes, traumas na infância ou adolescência e fatores ambientais como desemprego e isolamento social.
Você sabia que os homens são os que mais cometem suicídio e, estatisticamente, são os que menos buscam ajuda psicológica? É fundamental que todos possam se permitir cuidar de sua saúde mental, pois buscar suporte profissional não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem.
Existem também os fatores protetores para nossa saúde mental, aqueles que reduzem a probabilidade de tentativas de suicídio, que são: uma rede de apoio familiar, uma vida social ativa, espiritualidade (independente de religião), a ausência de transtornos mentais graves ou de questões de saúde debilitantes. Além disso, o acompanhamento psiquiátrico e psicológico em momentos de maior sofrimento é fundamental.
Para aqueles que precisam de ajuda imediata, o Centro de Valorização da Vida (CVV) está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Basta ligar para o número 188 e você receberá o suporte de uma pessoa treinada para lidar com essas crises. E se você está em busca de auxílio psicológico, temos psicólogos disponíveis na clínica para atendê-lo.
Lembre-se, cuidar da nossa saúde mental é um ato de coragem e amor próprio. Você não está sozinho nessa jornada, e buscar apoio é o primeiro passo para a superação. Vamos cuidar de nós mesmos e uns dos outros. 💛
Por Isabela Matoso, Psicóloga da Clínicas Integradas (entre em contato)
CRP 08/32452
Contato