Atenção ao sono, respiração e audição das crianças! 

Um novo ano letivo se aproxima, trazendo com ele certa expectativa e uma dose de ansiedade para pais e filhos.

O desejo de todos é que as crianças tenham um bom aproveitamento escolar e que conquistem novos e importantes aprendizados. Mas para que o período letivo seja aproveitado ao máximo é importante que aspectos básicos da saúde das crianças estejam em ordem.

De uma maneira geral é fundamental que os pais estejam atentos:

  • Como está o sono de seu filho?
  • Ele respira bem?
  • Ele escuta satisfatoriamente? Entende o que escuta?
  • E a visão? Como está?

Frequentemente atendo crianças consideradas “desatentas”,“ distraídas”, “pouco dispostas” e com “ lentidão” no processo de aprendizagem. Muitas coisas podem estar por trás destas queixas!

Sabe-se que o sono é fundamental para a saúde. Além do descanso revigorante, também é ele que regula vários hormônios. E sabe-se também que alterações respiratórias afetam consideravelmente a qualidade de sono das crianças. O aumento das amígdalas e/ou da adenoide, quadros de rinite alérgica, sinusites e desvio de septo são achados corriqueiros nos distúrbios infantis do sono. Consequentemente, o fato da criança respirar e dormir mal traz dificuldades de concentração, sonolência durante o dia e baixo desempenho escolar.

A audição é outro fator importantíssimo para o adequado aproveitamento em sala de aula.  Obstruções do canal auditivo por produção excessiva de cerume e/ou infecções de ouvido recorrentes, podem afetar o desempenho auditivo em sala de aula.

Fazer exames auditivos e visuais regularmente é primordial.

É claro que determinados casos precisarão de avaliações mais específicas, assim como de intervenção multiprofissional, mas a maioria das crianças conseguirá atingir um bom desempenho escolar quando respiração, sono, audição e visão estiverem bem!

Desejo a todos, um excelente e produtivo ano!

Adriana Desiree Batisti

Médica Otorrinolaringologista

CRM 15905

Faça um comentário