Atenção ao sono, respiração e audição das crianças!
Um novo ano letivo se aproxima, trazendo com ele certa expectativa e uma dose de ansiedade para pais e filhos.
O desejo de todos é que as crianças tenham um bom aproveitamento escolar e que conquistem novos e importantes aprendizados. Mas para que o período letivo seja aproveitado ao máximo é importante que aspectos básicos da saúde das crianças estejam em ordem.
De uma maneira geral é fundamental que os pais estejam atentos:
- Como está o sono de seu filho?
- Ele respira bem?
- Ele escuta satisfatoriamente? Entende o que escuta?
- E a visão? Como está?
Frequentemente atendo crianças consideradas “desatentas”,“ distraídas”, “pouco dispostas” e com “ lentidão” no processo de aprendizagem. Muitas coisas podem estar por trás destas queixas!
Sabe-se que o sono é fundamental para a saúde. Além do descanso revigorante, também é ele que regula vários hormônios. E sabe-se também que alterações respiratórias afetam consideravelmente a qualidade de sono das crianças. O aumento das amígdalas e/ou da adenoide, quadros de rinite alérgica, sinusites e desvio de septo são achados corriqueiros nos distúrbios infantis do sono. Consequentemente, o fato da criança respirar e dormir mal traz dificuldades de concentração, sonolência durante o dia e baixo desempenho escolar.
A audição é outro fator importantíssimo para o adequado aproveitamento em sala de aula. Obstruções do canal auditivo por produção excessiva de cerume e/ou infecções de ouvido recorrentes, podem afetar o desempenho auditivo em sala de aula.
Fazer exames auditivos e visuais regularmente é primordial.
É claro que determinados casos precisarão de avaliações mais específicas, assim como de intervenção multiprofissional, mas a maioria das crianças conseguirá atingir um bom desempenho escolar quando respiração, sono, audição e visão estiverem bem!
Desejo a todos, um excelente e produtivo ano!
Adriana Desiree Batisti
Médica Otorrinolaringologista
CRM 15905