Saiba o que é e quais são os benefícios dessa especialidade da saúde.

‘’Terapia Ocupacional? Eu nunca ouvi falar!”

‘’Não sabia que existia esta profissão!”

‘’Não conheço, mas deve ocupar o tempo das pessoas.”

Estas são algumas afirmações comuns de pessoas que são encaminhadas para a Terapia Ocupacional. Afinal, poucas pessoas conhecem realmente o trabalho do Terapeuta Ocupacional e os benefícios que pode produzir na vida diária e para a saúde das pessoas.

A terapia ocupacional é uma profissão da saúde que visa habilitar ou (re)habilitar pessoas que por algum comprometimento físico, cognitivo e/ou emocional não conseguem realizar suas ocupações, ou seja, suas atividades de autocuidado, atividades escolares e de trabalho, atividades de lazer e participação social

Crianças, adolescentes e idosos com deficiência, doenças neurológicas, transtornos mentais ou outras condições de saúde e que possuem dificuldades ou precisam melhorar o desempenho de suas ocupações podem se beneficiar do trabalho do Terapeuta Ocupacional.

O Terapeuta Ocupacional planeja sua intervenção pensando na tríade Pessoa-Ocupação-Ambiente, entendendo que a relação entre estes três elementos gera o desempenho ocupacional independente, satisfatório e seguro.

Por exemplo, um idoso que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou com um lado do corpo paralisado, pode apresentar dificuldades para realizar suas atividades de autocuidado. O terapeuta ocupacional pode auxiliar para que este idoso, apesar de sua dificuldade, consiga retomar o desempenho de suas atividades.

Neste exemplo, a atuação pode estar centrada na recuperação das habilidades motoras que foram perdidas, ou na adaptação de utensílios utilizados nas atividades, ou ainda na modificação do ambiente, como por exemplo, sugerindo a colocação de barras de apoio para o desempenho de atividades de modo seguro.

A avaliação é o primeiro passo do trabalho do terapeuta ocupacional e é ela que vai dar o direcionamento para os objetivos a serem alcançados com as intervenções em terapia. A terapia ocupacional será realizada por meio de atividades terapêuticas previamente analisadas, sendo também realizado o próprio treino da atividade que a pessoa possui dificuldade em desempenhar.

Além disso, o terapeuta também realiza orientações para melhorar o desempenho em outros ambientes, como no ambiente domiciliar e escolar. O principal objetivo de intervenção do terapeuta ocupacional é que seu o indivíduo/paciente consiga realizar suas atividades de forma independente, obtendo assim saúde e bem-estar.

Priscila Moreira – Terapeuta Ocupacional

CREFITO 8: 17608-TO

Faça um comentário