O que você pode fazer por você?

Quando pensamos em todas as mudanças que vem ocorrendo em nosso dia a dia, em nossa vida e na sociedade, será que fazemos uma reflexão sobre a influência disso tudo em nossos comportamentos?

Convido você, a partir dessa leitura, a refletir sobre a importância de cuidarmos de nossa saúde mental.

Em nosso dia a dia é tanta coisa que precisamos resolver, precisamos dar conta que simplesmente chegamos a esquecer o que precisávamos fazer ou até mesmo o que que queríamos, devido a toda correria em que estamos.

Devido a isso nosso corpo começa a sofrer diversificadas mudanças, seja de uma maneira fisiológica resultando em mudanças intestinais, dores cabeça, aumento perda de peso, queda de cabelo, dificuldade para dormir até mesmo sono em excesso, tremor, dentre outros

Nosso psicoemocional começa a sofrer outras alterações também como irritabilidade, agressividade, ansiedade, oscilações de humor, crises de choro, isolamento… e afinal o que fazemos?

Muitas vezes ignoramos tudo isso, seja porque justificamos para nós mesmos que isso irá passar ou porque não temos tempo, pois a sede de dar conta de tudo que muitas vezes não cabe a nós é muito maior fazendo assim com que simplesmente nos anule e coloque tudo e todos em nossa frente, deixando de lado o nosso bem-estar e afetando nossa saúde mental pelo simples pensamento que se torna disfuncional:  “Eu preciso fazer isso”. “Eu preciso dar conta daquilo”, “O que vão pensar se eu não conseguir?!”.

Pois é, devido a isso e muitas outras cobranças que fazemos acabamos entrando em um modo automático muito grande e não percebemos, nos comportamos como máquinas, porém, esquecemos que elas também precisam de manutenção.

Busque cuidar mais você, da sua saúde, se permita fazer o que gosta, entender sobre seus sentimentos, pratique exercícios, reflita em torno de suas escolhas e lembre-se que a mudança começa por você.

Ana Paula Gondaski – CRP: 08/22125

Psicóloga Cognitiva Comportamental

Faça um comentário