A psicopedagogia é a ciência que se preocupa com o aluno/aprendente e com a relação que este estabelece com a aprendizagem.

É um profissional bastante próximo a comunidade escolar e muitas vezes é ele o primeiro profissional a ser procurado quando algo não vai bem no processo de aprendizagem.

Os motivos de preocupação por parte de professores e família quase sempre giram em torno de:

  • Aquisição lenta de vocabulário;
  • Falta de interesse em ouvir histórias;
  • Dispersão e falta de atenção;
  • Agitação excessiva em sala de aula;
  • Dificuldade de adaptação;
  • Atraso na habilidade de leitura;
  • Dificuldades na escrita;
  • Dificuldades com cálculos matemáticos;
  • Notas baixas;
  • Repetência;
  • Desmotivação e falta de interesse nos estudos.

E estes comportamentos realmente não podem ser negligenciados.

Para entender as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelo aluno, seja criança, adolescente ou adulto, é necessário que o mesmo seja submetido a uma Avaliação Psicopedagógica cuidadosa, que consiste em um processo observador e investigativo e que toma por base a coleta e análise de informações relevantes do sujeito, através de jogos, leituras, técnicas de diagnóstico e também investigação da vida escolar junto aos educadores e familiares.

Através desses instrumentos é possível verificar os vários elementos que influenciam no processo de ensino e aprendizagem do mesmo, direcionando para as demais avaliações e intervenções necessárias.

Havendo dúvidas ou preocupações com relação à aprendizagem um Psicopedagogo pode (e deve) ser consultado.

Andriele Fabíola Gomes Ihlenfeldt – Psicopedagoga  CBO 2394-25

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