Dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, sendo essa data uma forma de lembrar que a voz também merece cuidado e precisa ser cuidada em todas as fases de sua vida.

A voz tem um papel fundamental na comunicação e no relacionamento humano, ajudando-nos a expressar sentimentos, desejos, vontades e apresentando características únicas para cada indivíduo. Ela carrega traços de nossa personalidade, estado emocional, tipo físico e faixa etária.

Não é de conhecimento comum, mas é de extrema importância o cuidado com a nossa voz, mantendo alguns hábitos para deixá-la sempre saudável.

Neste sentido, 3 cuidados básicos precisam contribuir:

  • Caprichar na ingestão de água durante o dia, principalmente, se durante sua atividade diária, você precisar utilizar com frequência sua voz;
  • Manter sempre uma alimentação saudável;
  • Manter uma postura ereta enquanto estiver falando, deixando a laringe relaxada, evitando assim possível sobrecarga na musculatura produtora da voz.

Além disso, alguns hábitos podem ser extremamente nocivos para uma boa voz: gritar, falar muito alto, fumar ou ingerir álcool em excesso, pigarrear ou tossir demais, utilizar sprays ou pastilhas, ingerir bebidas geladas ou muito quentes.

Em geral, existem diversos fatores que podem ser prejudiciais a voz, porém, alguns podem afetar algumas pessoas e outras não. O importante é ficar sempre atento com a voz e evitar situações que podem prejudicá-la.

Há também alterações na voz, que estão relacionadas a infecções respiratórias, vindo aparecer como sintomas da gripe, podendo ser solucionado com hidratação e repouso vocal.

Se a rouquidão ou dificuldade para falar persistir por mais de 15 dias, você deve procurar um médico otorrinolaringologista e/ou fonoaudiólogo.

Cuide da sua voz, ela é sua identidade!

 

Fonoaudióloga Gabriela Giollo de Araújo

CRFª 3 10821

 

 

 

Faça um comentário